Sem lição de moral

happy alone

Estava conversando com um amigo que dizia o quanto criou uma dependência emocional de uma pessoa que estava distante, e eu pensei em escrever um texto sobre como é importante ser independente emocionalmente e blabla, mas não achei que eu deveria fazer isso exatamente, porque não era o que eu fazia e o que meu coração acha certo.

Acho que é importante ter uma independência emocional sim. Afinal, temos que nos aguentar. A vida tem momentos em que, mesmo que você tenha família, muitos amigos, namorado, será necessário estar somente consigo mesmo. E isso não é ruim, é só você tirando um tempo com você mesmo –  e possivelmente descobrindo que é uma ótima companhia pra si.

Agora, convenhamos, é bom ter um outro alguém pra se encostar, pra te dar a mão e te segurar quando a escalada for difícil. Acredito ser saudável, às vezes, tirar da cabeça essa “obrigação” de ser independente e rei de si, não adianta eu chegar e dar lição e dizer que devemos ser assim 100% do tempo. Porque eu não sou assim, acredito que não serei e nem quero, sinceramente.

A questão é, devemos procurar estar bem com o nosso próprio coração, estando solteiros, namorando ou casados. Com ou sem família por perto. A única pessoa que realmente vai estar conosco 24 horas por dia somos nós mesmos, teremos que enfrentar nossas bads sozinhos. E também bons momentos, já experimentou ir numa exposição ou no cinema sozinho? Recomendo.

Enfim, disse ao meu amigo que devemos manter nossa independência emocional porque nunca sabemos quando um pé na bunda, por exemplo, vem. Mas também acho com todo meu coração, que quando ele tiver com quem compartilhar amor, ele deve fazer isso plenamente. Ele não tem que criar uma parede inquebrável entre o coração dele e o mundo exterior e perder todos os altos e baixos que a vida traz por medo.

Sem lição de moral

Deixe um comentário

