ENEM: tem algo muito errado

O tema é manjado, eu sei. Mas tem ENEM todo ano, então todo ano dá pra falar. Não tenho conhecimentos profundos em educação, só sei como se dá o ingresso na universidade em um ou outro país além do Brasil. Mas basta olhar os vídeos das pessoas no ENEM pra perceber que tem algo muito errado.

enem logo
Um ensaio para a vida… Que vida então, né!?

Claro que muitos dos atrasos no ENEM e resultados ruins ocorrem por falta de responsabilidade ou real preocupação e interesse em fazer a prova, mas tem as exceções também. É muito louco ver alguém que vem estudando por um ano perder a prova e perder o ano inteiro de estudos. Não se sabe exatamente os critérios da pontuação do ENEM, que podem até ser bons, mas como saber? E temos as correções de redações duvidosas.

Eu, como estudante, vejo grande parte do meu processo educacional até aqui como uma grande loucura. Acho a forma que entrei na universidade – ENEM – uma outra loucura. A pressão que se coloca nas pessoas que vão fazer essa prova pra valer é também uma loucura. Dois dias de prova pra mostrar que seus anos de estudo valeram a pena. Se não for aprovado lá no SiSU, nada importa os 9 e 10 que você tirou no ensino médio.

É muito difícil discutir métodos de ingresso na universidade no Brasil. Todos sabem que o ensino público é diferente do particular, que há muita diferença entre as próprias escolas particulares. Que quem pode pagar cursinho tem mais chances de se dar melhor. Verificar o histórico escolar poderia mostrar o quanto aquele aluno foi dedicado, mas não garantiria que ele tem uma boa base escolar.

O que quero dizer e já disse aqui no texto, é que tem algo muito errado na educação brasileira, é um conclusão intuitiva, basta ver as reportagens sobre o ENEM, basta olhar pra trás e ver o quanto sua vida escolar poderia ter sido melhor. Aqui, pra você saber um pouco mais, você tem que se esforçar e muito, a escola não te dá base. Resta desejar boa sorte aos futuros ingressantes em universidades, que pra eles seja melhor do que tem sido pra nós nos últimos anos.

Anúncios
ENEM: tem algo muito errado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s